Dicas para blogs - Colaboradores

julho 30, 2015

Dicas para blogs

O que vou abordar hoje é até complicado mas serve de alerta principalmente para muita gente que já tem um tempo de blog e decide "terceirizar" publicações. Hoje vamos falar sobre colaboradores.

Seu blog chegará em um ponto onde você não terá tanto tempo, paciência ou até mesmo criatividade para postar o tempo todo e quando chega esse ponto, a maioria decide procurar por colaboradores. A ideia de alguém alimentar o blog com você e até mesmo ter ideias diferentes para postar pode soar maravilhoso mas não é bem assim. Contarei um pouco da minha experiência com outras pessoas escrevendo para mim. Não citarei nomes nem detalhes "identificáveis", apenas falarei de forma geral.

A primeira vez que tive um colaborador estava com mais ou menos 1 ano de blog e a pessoa chegou até mim perguntando se poderia escrever no CB e como eu estava sem criatividade na época achei fantástico! A pessoa escrevia esporadicamente durante a semana, era super legal porém não ficava com a cara do blog. Sou extremamente detalhista e diga-se de passagem, chata com detalhes como espaçamento, tamanho de fonte, tamanho de imagem, etc e por conta disso, resolvi criar um "manual" mostrando essas regrinhas porque assim, ficaria tudo uniforme porém nada aconteceu. A pessoa continuou errando e eu arrumando depois mesmo com conteúdo publicado. Eu acabava perdendo o tempo que em teoria deveria economizar.
Falei varias vezes o que estava errado, ainda assim corrigia mas fui levando. Um tempo depois ela simplesmente sumiu — sumiço número 1.

O segundo caso foi uma pessoa que escrevia para mim em determinada categoria do blog — e que se convido. Foi postando, postando porém diminuindo a frequência e por fim também sumiu —s umiço número 2.

Na terceira vez fui eu quem procurou colaboração, a pessoa se apresentou e começou a escreve em outra determinada categoria. As postagens eram boas porém novamente, portando cada vez menos — e gostaria de deixar claro que eu pedia pelo menos uma postagem por semana em todos os casos — e ela sempre entrava em contato comigo dizendo que estava enrolada com problemas pessoais e profissionais mas logo voltaria a postar mais; ok, sem problemas! Até perguntou se eu me importaria se ela escrevesse em outro blog e eu disse que não, que não haveria problema — lembrando que nunca paguei para escreverem aqui, sempre foi tudo de forma colaborativa. As postagens foram diminuindo cada vez mais, o determinado post do tal conteúdo que eu queria que ela escrevesse, ela estava sendo escrito em outro blog e por fim sumiu. Um tempo depois perguntei se ela gostaria de continuar escrevendo no CB  porque se não, eu arrumaria outra pessoa e qual foi minha resposta? Nenhuma. Ela leu e não respondeu — top sumiço número 3. Como foi uma pessoa que se mostrou extremamente interessada e sumiu de uma forma tão não profissional, se tornou minha pior decepção. Depois disso pensei "não quero arrumar mais ninguém para escrever para mim".

O que todas as histórias tem em comum? Falta de comprometimento.
Se você decide ter um colaborador, pesquise muito! Veja se a pessoa é comprometida!
E para você que pensa em colaborar, não é porque não é pago que não deve comprometimento e fazer de qualquer jeito. Se a pessoa diminui a frequência, verifique se está tudo bem, se ela quer continuar; se você não quer mais escrever no determinado blog, chegue no blogueiro e converse, diga que não está mais afim e pronto. Sinceridade é tudo.
Conhecer bem a pessoa também é extremamente importante e outra coisa, para você que pretende colaborar: Faça a postagem como o(a) dono(a) do blog faz; mesma formatação, espaçamento, etc. Se não entende muito bem, pergunte!

Volto a dizer que esta postagem é um troca de experiências, não citei nomes nem detalhes, apenas queria contar que acho sobre colaboração.

Há um tempo cheguei a procurar novas pessoas mas acabei ficando tão frustrada com tudo isso que acabei desistindo. Não acho que seja definitivo — mas por enquanto — prefiro tocar o CB sozinha.
Eu poderia ter mais conteúdo publicado? Poderia sim, mas prefiro poucos posts bem feitos do que muitos feitos de qualquer jeito.

















Leia também

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

4 comentários:

  1. Nunca tive colaboradores, só posts de convidados, sem compromissos, porém já colaborei em outro blog. É legal escrever para outro blog, porém você deve ter uma relação boa com a pessoa pras duas se organizarem e a amizade não acabar haha www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A colaboração tem que se basear em organização e até mesmo amizade!

      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, já passei por isso com uma colaboradora na minha comunidade. Isso é péssimo. É muito dificil a char alguém que seja tão comprometida como nós. O jeito é espaçar os conteúdos e escreve-los da melhor forma possível. Bjs.

    www.vivaessamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É péssimo isso realmente! É como eu disse, melhor postar menos porém com qualidade!

      Beijos

      Excluir

Comente! Seu comentário é muito importante para mim!

- Qualquer comentário com divulgação de loja ou até mesmo de blogs sem conteúdo relevante sobre a postagem, será excluído. Quer que eu conheça sua loja ou blog? Entre em Contato diretamente comigo.

- Qualquer comentário que seja visto como violento, mal educado, ofensivo ou preconceituoso será excluído.

- As opiniões expressadas através dos comentários do blog não refletem a opinião do Caroline Beltrame Blog, da autora ou de seus colaboradores, não sendo, portanto, de responsabilidade do
mesmo.

- Qualquer problema com os cometários, entre em Contato.

Todos os comentários são lidos

Curta a página no Facebook | Me siga no Instagram | Me siga no Twitter

Inscreva-se na NEWSLETTER

Receba novas postagens diretamente no seu e-mail.