,

Dicas de seo para blogger

agosto 25, 2017

Dicas de seo para blogger

Já escrevo o blog há quase 7 anos e se tem algo que aprendi foi: Sim, é possível fazer um bom SEO no Blogger. Demorei anos para descobrir cada item citado porque quando se procura "dicas" de como melhorar o blogs é sempre aquela coisa básica de "escreva certo" ou "tenha um bom layout". São boas dicas? Sim! Mas como eu coloco uma descrição do meu blog? Ou como apareço no Google? Isso ninguém conta infelizmente. Milhares de blogueiras vendem cursos que dizem sempre o mesmo e o que importa mesmo, não! Não tenho porque esconder determinadas coisas por medo de ser passada pra trás — a maioria não conta por isso sim. Sei que cada um tem seu espaço e um trabalho bem feito jamais é passado para trás.

Sempre vejo muita gente falando que o Wordpress é melhor por isso e aquilo e principalmente pelo SEO e eu digo: Não, não é! É possível fazer tudo no Blogger sim com a única diferença que é necessário um pouco mais de trabalho. Vou ensinar pequenos passos que melhorarão e muito o SEO do seu blog fazendo assim com que ele fique nas primeiras páginas — e porque não, a primeira. 

Descrição do blog

Pouca gente pensa nisso mas a descrição do blog é extremamente importante! É ela que faz tanto o Google como os leitores — e potenciais leitores — saibam do que se trata seu blog. Com isso, o Google determina se seu blog é bom para determinado nicho e no caso dos leitores, para saberem do que se trata o blog antes mesmo de acessa-lo.


Quando meu blog é procurado, sabe-se que ele é um blog sobre "beleza, maquiagem, lançamentos, resenhas de produtos e tutorias".


Vá em Configurações > Básico e logo abaixo do título há uma caixa — que normalmente está em branco — escrito descrição e nela coloque uma frase que represente seu blog. Não precisa ser grande, o importante é descrever de forma clara e com palavras chaves que o representem.

Metatags

Metatags são "etiquetas" que os buscadores usam para classificar blogs e sites.


Para coloca-las no blogger, vá  Configurações > Preferências de pesquisa e na caixa de descrição coloque a mesma frase que colocou na descrição.

Descrição de pesquisa

Esse recurso é pouquíssimo conhecido pela maioria das pessoas porém eu considero essencial!


Após habilitar a descrição de metatags como mostrado acima, o blogger cria uma opção a mais na barra de configurações, a de descrição de pesquisa. Nela você colocará a palavra chave da postagem. No exemplo usei a postagem sobre a Máscara Ousada da Quem disse Berenice e na descrição coloquei bem claro "Máscara Ousada Quem disse Berenice". Sempre prefiro colocar o título, mas poderia ser algo mais como Pigmentos e batons metálicos Quem disse Berenice? para Pigmentos líquidos e batons metálicos (novas cores) Quem disse Berenice?

Essa descrição é essencial! Ajuda muito

Importante: Já aconteceu de quando criar a postagem, essa opção sumir do nada da página de criação de postagem. Basta retornar na "Configurações > Preferências de pesquisa" pois provavelmente a opção de descrição estará em branco novamente — é um bug estranho, mas fácil de arrumar.

Imagens

Ao subir uma imagem da câmera ou criar, não deixe o nome como está — código da câmera — renomeie todas as imagens com a palavra chave


O Google também lê nomes de imagens e renomea-la dessa forma é importantíssimo já que assim ela aparecerá adequadamente na busca de imagens.


Após isso, depois de subir a imagem clique acima dela e várias opções aparecerão. Clique em propriedades.


A caixa "Propriedades de imagem" aparecerá e nela duas linhas; coloque a palavra chave em ambas. É outra forma do blog mostrar ao Google do que se trata a imagem postada. Essa configuração deverá ser feita em todas as imagens postadas; uma por uma.

Palavra chave no parágrafo

Sempre coloque a palavra chave no primeiro parágrafo logo no começo dele ou um pouco depois mas o importante é: Precisa ser no primeiro parágrafo.

Palavra chave no começo do parágrafo da postagem Hello Brilliant Mary Kay
Palavra chave no final do primeiro paragrafo da postagem Spray Fixador de Maquiagem Mary Kay

Quando o Google lê a postagem, ele sempre dá prioridade ao o que está escrito no primeiro parágrafo e por isso, a importância das palavras chaves nele.

Repetição de palavras chaves

É extremamente importante reforçar a palavra chave no texto, porém há limites. Jamais ultrapasse 3 vezes pois o Google pode ver como Black Hat — manobras ilegais de se conseguir bons resultados.

No caso da postagem Paris La Vie En Rose Jequiti podem notar que usei apenas 2 vezes a palavra Paris La Vie En Rose

Negrito

Colocar em negrito palavras e frases chaves — além da principal — ajuda muito! Podem perceber que faço isso em todas as minhas postagens inclusive agora.


Título

Coloque sempre títulos diretos e com palavras chaves.


Links internos

Link postagens antigas em novas postagens sempre! Reaproveitar postagens antigas é ótimo para conectar assuntos e mostrar aos seus leitores outras postagens incríveis do seu blog. Na postagem da Base Matte Ruby Rose relembrei uma postagem que fiz sobre o Effaclar da La Roche-Posay


Além de "reciclar" a postagem, você mostra ao Google que possui um conteúdo tão importante que faz questão de mostra-lo novamente.

URL da postagem

Além da leitura da imagem e da postagem, o Google também lê a URL e isso é de extrema importância!!


Normalmente a url da postagem blogger é definida pelo título, porém é facilmente alterável.



Após colocar o título na postagem, vá na barra de configurações de postagem e clique em links e em seguida selecione a opção "Link permanente personalizado" e insira o caminho — sempre com hífen e sem espaços.

H1, H2 e H3, H4, etc

No html, o título, subtítulos, títulos secundários, etc possuem hierarquia e a leitura dos mesmos pelo Google é feita da mesma forma e assim, dele decide os pontos importantes na postagem. O título da postagem principal — H1 — é lido primeiro e em seguida o subtítulo — H2 — e por aí vai. Cada um fica visualmente diferente — tamanho diferenciado.


Na postagem Corretivo colorido usei como alguns dos subtítulos as cores de corretivo.

E como colocar uma frase como H2 por exemplo?


Não basta colocar a frase em um tamanho diferente — um erro que muita gente, inclusive eu cometia muito.. Antes da opção B — que deixa o texto em negrito — há um box como "normal" e ao clicar nele, todas as opções disponíveis.

Como o texto pode ficar?

H2
H3
H4

H2
H3
H3

Recomendo ler bastante sobre html e seo para essa parte ficar mais clara. 

Faça listas

Listras mostram que você fala com propriedade de determinador assunto tanto para o Google como a leitores

Dicas de seo para blogger

Google Webmasters


Dicas de seo para blogger

O Google Webmasters é uma ferramenta do Google que permite gerenciar envio de links para o mesmo, verificar links quebrados, excluir pesquisas relacionadas ao blog e entre outras coisas.

Por ser uma ferramenta extensa e ligeiramente completaxa vou fazer uma postagem depois a explicando separadamente.


Como eu mostrei, passos simples podem sim funcionar e serem efetivos para qualquer blog — mesmo no "humilde "Blogger". Espero que tenham passado dicas úteis e que vocês tenham gostado!

Beijos

Leia também

    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

2 comentários:

  1. Eu amei o post... Me ajudou muito!
    Beijos, sua linda. Saudades! :*

    ResponderExcluir
  2. Super curti o post, utilidade pública, realmente vc vai procurar coisas desse tipo e só falam de conteúdo e layout.. Faço muito dessas coisas, não sabia do link personalizado e nem do subtitulo e menos ainda que tem que tomar cuidado com o nome da marca p nao repetir.... eu sei que dá trabalho mas faça mais posts assim <3

    Beijinhos=*
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário é muito importante para mim!

- Qualquer comentário com divulgação de loja ou até mesmo de blogs sem conteúdo relevante sobre a postagem, será excluído. Quer que eu conheça sua loja ou blog? Entre em Contato diretamente comigo.

- Qualquer comentário que seja visto como violento, mal educado, ofensivo ou preconceituoso será excluído.

- As opiniões expressadas através dos comentários do blog não refletem a opinião do Caroline Beltrame Blog, da autora ou de seus colaboradores, não sendo, portanto, de responsabilidade do
mesmo.

- Qualquer problema com os cometários, entre em Contato.

Todos os comentários são lidos

Curta a página no Facebook | Me siga no Instagram | Me siga no Twitter

Inscreva-se na NEWSLETTER

Receba novas postagens diretamente no seu e-mail.