O que vou abordar hoje é até complicado mas serve de alerta principalmente para muita gente que já tem um tempo de blog e decide "terceirizar" publicações. Hoje vamos falar sobre colaboradores.
Seu blog chegará em um ponto onde você não terá tanto tempo, paciência ou até mesmo criatividade para postar o tempo todo e quando chega esse ponto, a maioria decide procurar por colaboradores. A ideia de alguém alimentar o blog com você e até mesmo ter ideias diferentes para postar pode soar maravilhoso mas não é bem assim. Contarei um pouco da minha experiência com outras pessoas escrevendo para mim. Não citarei nomes nem detalhes "identificáveis", apenas falarei de forma geral.
A primeira vez que tive um colaborador estava com mais ou menos 1 ano de blog e a pessoa chegou até mim perguntando se poderia escrever no CB e como eu estava sem criatividade na época achei fantástico! A pessoa escrevia esporadicamente durante a semana, era super legal porém não ficava com a cara do blog. Sou extremamente detalhista e diga-se de passagem, chata com detalhes como espaçamento, tamanho de fonte, tamanho de imagem, etc e por conta disso, resolvi criar um "manual" mostrando essas regrinhas porque assim, ficaria tudo uniforme porém nada aconteceu. A pessoa continuou errando e eu arrumando depois mesmo com conteúdo publicado. Eu acabava perdendo o tempo que em teoria deveria economizar.
Falei varias vezes o que estava errado, ainda assim corrigia mas fui levando. Um tempo depois ela simplesmente sumiu — sumiço número 1.
O segundo caso foi uma pessoa que escrevia para mim em determinada categoria do blog — e que se convidou. Foi postando, postando porém diminuindo a frequência e por fim também sumiu —sumiço número 2.
Na terceira vez fui eu quem procurou colaboração, a pessoa se apresentou e começou a escreve em outra determinada categoria. As postagens eram boas porém novamente, portando cada vez menos — e gostaria de deixar claro que eu pedia pelo menos uma postagem por semana em todos os casos — e ela sempre entrava em contato comigo dizendo que estava enrolada com problemas pessoais e profissionais mas logo voltaria a postar mais; ok, sem problemas! Até perguntou se eu me importaria se ela escrevesse em outro blog e eu disse que não, que não haveria problemas — lembrando que nunca paguei para escreverem aqui, sempre foi tudo de forma colaborativa. As postagens foram diminuindo cada vez mais, o determinado post do tal conteúdo que eu queria que ela escrevesse, ela estava escrevendo em outro blog e por fim sumiu. Um tempo depois perguntei se ela gostaria de continuar escrevendo no CB porque se não, eu arrumaria outra pessoa e qual foi minha resposta? Nenhuma. Ela leu e não respondeu — top sumiço número 3. Como foi uma pessoa que se mostrou extremamente interessada e sumiu de uma forma tão não profissional, se tornou minha pior decepção. Depois disso pensei "não quero arrumar mais ninguém para escrever para mim".
O que todas as histórias tem em comum? Falta de comprometimento.
Se você decide ter um colaborador, pesquise muito! Veja se a pessoa é comprometida!
E para você que pensa em colaborar, não é porque não é pago que não deve comprometimento e fazer de qualquer jeito. Se a pessoa diminui a frequência, verifique se está tudo bem, se ela quer continuar; se você não quer mais escrever no determinado blog, chegue no blogueiro e converse, diga que não está mais afim e pronto. Sinceridade é tudo.
Conhecer bem a pessoa também é extremamente importante e outra coisa, para você que pretende colaborar: Faça a postagem como o(a) dono(a) do blog faz; mesma formatação, espaçamento, etc. Se não entende muito bem, pergunte!
Volto a dizer que esta postagem é um troca de experiências, não citei nomes nem detalhes, apenas queria contar que acho sobre colaboração.
Há um tempo cheguei a procurar novas pessoas mas acabei ficando tão frustrada com tudo isso que acabei desistindo. Não acho que seja definitivo — mas por enquanto — prefiro tocar o CB sozinha.
Eu poderia ter mais conteúdo publicado? Poderia sim, mas prefiro poucos posts bem feitos do que muitos feitos de qualquer jeito.
Nunca tive colaboradores, só posts de convidados, sem compromissos, porém já colaborei em outro blog. É legal escrever para outro blog, porém você deve ter uma relação boa com a pessoa pras duas se organizarem e a amizade não acabar haha www.alemdolookdodia.com
ResponderExcluirExatamente! A colaboração tem que se basear em organização e até mesmo amizade!
ExcluirBeijos!
Nossa, já passei por isso com uma colaboradora na minha comunidade. Isso é péssimo. É muito dificil a char alguém que seja tão comprometida como nós. O jeito é espaçar os conteúdos e escreve-los da melhor forma possível. Bjs.
ResponderExcluirwww.vivaessamoda.blogspot.com.br
É péssimo isso realmente! É como eu disse, melhor postar menos porém com qualidade!
ExcluirBeijos