O QUE É IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, o conceito, quais são seus valores, posicionamento em mercado e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.
Para que uma marca seja igualmente reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la e destacar suas melhores qualidades a fim de deixá-la única e interessante.
Dessa forma, a marca será reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.
O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.
A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL
É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual e prática quem é a empresa.
Imagine se o McDonalds não tivesse logo ou uma paleta de cores definida? Ele, provavelmente, se perderia em meio aos outros estabelecimentos de Fast Food lá no início, perdendo a oportunidade de se destacar e ganhar o coração de pessoas ao redor de todo o mundo.
Ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para marcas.
A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Com o tempo, aquela identidade ganhará um espaço guardado no cérebro e coração do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.
De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. Um ótimo jeito de crescer e gerar vendas e confiança.
POR QUE TER UMA IDENTIDADE VISUAL
-
Economiza tempo e dinheiro
-
Profissionaliza seu negócio
-
Agrega valor a sua marca, produto e serviço e melhora seu posicionamento no mercado
-
Mostra a personalidade da marca
-
Torna a marca memorável e cria reconhecimento
-
Auxilia na comunicação e na criação de materiais de um cartão de visitas a campanhas
-
Melhora a imagem e impressão de seu negócio
-
Ajuda com que o público certo se aproxime
-
Aumenta a percepção de idoneidade
-
Atrai e fideliza clientes e consequentemente aumenta suas vendas
-
Aproxima ainda mais a marca com o cliente e gera uma maior confiança
-
Transmite visualmente os valores da sua empresa, produtos e serviços
-
A falta de uma identidade visual faz com a empresa pareça despreparada e sem instabilidade
-
Diferencia sua marca no mercado e dos concorrentes
-
Aumenta o valor da sua marca
ELEMENTOS DA IDENTIDADE VISUAL

Logotipo
Principal elemento de identidade visual de uma marca. É por meio dele que se tem o primeiro contato com a marca.

Logotipo alternativo
É uma variação do logotipo porém com elementos de estruturação ou cor diferentes. O logo alternativo é extremamente útil onde o logotipo principal não se encaixa.

Sublogo
É uma segunda variação do logo porém ainda menor. É utilizado em áreas onde o logotipo ou logotipo alternativos ficariam muito grandes como um carimbo, uma caneta, uma foto de perfil.

Tipografia
Cores que compõe o material institucional em conjunto do logo, cores e tipografia. É recomendável o uso entre 2 e 3 opções para se manter uma identidade visual harmônica.

Paleta de cores
Padrão de cores que irão compor tanto o logotipo como também todo seu material institucional.

Pattern
Estampa que compõe a identidade visual em conjunto do logo, cores e tipografia
MATERIAL INSTITUCIONAL



Todo os elementos que levam a identidade visual como cartões de visita, flyers, apresentação, folhas timbradas, artes para mídias sociais e entre outros. É através deles que a pessoa identifica uma marca antes mesmo de ver o logotipo por isso é importante que todo o material institucional esteja em harmonia com a identidade visual.
Ex.: Ao ver uma caixa de um determinado tom de azul com um laço preto já se sabe que se trata de uma caixa Tiffany
